Terça-feira, 4 de Março de 2008

Caça Fotográfica

Caça Fotográfica: uma alternativa à caça convencional

Caçar belas e inesperadas imagens de fauna com uma câmara fotográfica tem muitos dos atractivos e emoções associados à caça convencional, sem os seus tiros e riscos. Também as espécies-alvo e as áreas de caça fotográfica são muito mais vastas…

Alexandre Vaz

 
Nos tempos que correm a caça é cada vez mais uma actividade polémica.

O despertar da consciência ecológica gerou um movimento que defende que a caça está deslocada no tempo e que é uma actividade bárbara. Por sua vez, os caçadores argumentam que a caça é tão antiga quanto o próprio Homem. Esse é um facto incontornável, mas também não há dúvida que a evolução da nossa espécie se tem feito, entre outras coisas, à custa da substituição de comportamentos e rituais básicos e primitivos por outros mais complexos e sofisticados. Também é verdade que a caça tem sido em muitas situações motor e instrumento de conservação da Natureza. Veja-se o caso de algumas espécies de patos da América do Norte, que foram salvos da extinção graças ao esforço dos caçadores.

Não há dúvida que o nosso planeta está superlotado de pessoas e que as agressões ao meio ambiente são cada vez mais violentas. Certamente que a caça, enquanto actividade desportiva, para não contribuir também ela para este enorme desequilíbrio terá necessariamente que assentar em modelos de gestão cuidadosamente delineados. Como consequência disso, a caça é hoje uma actividade dispendiosa, que poderá em breve ficar apenas ao alcance de alguns.

Naturalmente que muitos caçadores não são indiferentes aos petiscos que se podem preparar com os animais que caçam, mas se noutros tempos a necessidade de obter alimento era a razão que os fazia calcorrear montes e vales, hoje em dia essa já não é a sua principal motivação. Passear no campo, estar com os amigos ou o prazer da perseguição são o que actualmente leva milhares de pessoas a sair de casa com uma arma ao ombro.

Felizmente, estes requisitos podem ser encontrados numa outra actividade, com um número crescente de praticantes, cujos impactos na natureza são certamente menores (num sentido ou noutro): a Fotografia de Vida Selvagem.(Cont. Naturlink)

Publicado por João Monge Ferreira às 14:36
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
blogs SAPO

.subscrever feeds

.Tags

. todas as tags

.Links

.Participar

. Participe neste blog

.Posts recentes

. Discutindo Ecologia

. Tertúlia na Casa do Lavra...

. Wine Tasting

. Amigos do Pedal

. Moscow

. Pesca Desportiva

. Agências on-line

. Mobilidade em bicicleta

. MÁS ONDAS NO BRASIL

. 15 prédios verdes ao redo...

. THE SECRET (O SEGREDO) - ...

. FARTO DO AUMENTO DOS COMB...

. PORTUGAL VERDE 2008

. Carro Low cost

. Vinho Virtual

. The Vancouver Sun Run 200...

. A maior flor do mundo - ...

. 100 dias de bicicleta em ...

. Arrábida Limpa

. Tropa de Elite" foi o fil...

.Arquivos