Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2008

Cemitério de Pianos

Numa Lisboa sem tempo, entre Benfica e o centro, nascem, vivem, sonham, amam, casam, trabalham e morrem as personagens deste livro. No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas. Exílio voluntário onde se reflecte, se faz amor, lugar de leituras clandestinas, espaço recatado de adúlteros, pátio de brincadeiras infantis e confessionário de mortos, é o espaço onde se encadeiam gerações.

Os narradores – pai e filho –, em tempos diferentes, que se sobrepõem por vezes, desvendam a história da família, numa linguagem intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e esperança, de culpa e perdão. Contam-nos histórias de amor, urgentes e inevitáveis, pungentes, nas quais se lê abandono, violência doméstica e faltas nem sempre redimidas que, no entanto, acabam por ser resgatadas pelo poder esmagador da ternura e dos afectos. Falam-nos de morte, não para indicar o fim, mas a renovação, o elo entre as gerações e a continuação: o pai – relação entre dois Franciscos, iguais no nome e no destino, por um gerado, do outro genitor – nasce no dia da morte desse primeiro Lázaro; o filho, neto do seu homónimo, morre no dia em que a sua mulher dá à luz.

José Luís Peixoto oferece-nos um texto mágico, no qual se cruzam, numa interacção fluida, diálogos cúmplices com a grande tradição da literatura portuguesa e universal.

Excerto de cemitério de pianos

Publicado por João Monge Ferreira às 21:17
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
blogs SAPO

.subscrever feeds

.Tags

. todas as tags

.Links

.Participar

. Participe neste blog

.Posts recentes

. Discutindo Ecologia

. Tertúlia na Casa do Lavra...

. Wine Tasting

. Amigos do Pedal

. Moscow

. Pesca Desportiva

. Agências on-line

. Mobilidade em bicicleta

. MÁS ONDAS NO BRASIL

. 15 prédios verdes ao redo...

. THE SECRET (O SEGREDO) - ...

. FARTO DO AUMENTO DOS COMB...

. PORTUGAL VERDE 2008

. Carro Low cost

. Vinho Virtual

. The Vancouver Sun Run 200...

. A maior flor do mundo - ...

. 100 dias de bicicleta em ...

. Arrábida Limpa

. Tropa de Elite" foi o fil...

.Arquivos